segunda-feira, 22 de março de 2010

Curiosidades


A pele negra absorve menos sol, e assim as pessoas possuem menos probabilidade em obter câncer de pele.
Hoje pouco nós sabemos sobre a real história da África, pois á poucas literaturas sobre a mesma.
Os grupos humanos atuais na sua maioria são produtos de mestiçagens. A evolução das espécies incluindo a humana e o sexo facilitaram a mistura racial durante as eras.
O melasma ou cloasma é um aumento da melanina localizo e de forma adquirida, caracterizada pelo aparecimento de manchas acastanhadas, principalmente no rosto e em alguns casos em braços e colo.
Também pode ocorrer o melasma na gestação e está ligado aos fenômenos de aumento da pigmentação, provavelmente decorrentes de estímulo hormonal estrogênico ou através do homônio estimulante da formação de melanina.
O melasma com a exposição ao sol piora com qualquer quantidade de exposição , porque o mecanismo da formação da melanina é induzido com esta radiação, aumentando a sua produção nas áreas mais expostas.
Os tratamentos do melasma visam remover a manchas com sbstâncias clareadoras, com resultados favoráveis, embora de uma forma lenta e progressiva.
As pessoas ruivas têm um pigmento vermelho que compete com a melanina, por isso apresentam maior sensibilidade à luz solar.
Os extractos de Uva-Ursina, Amora e Alcaçuz inibem a acção da enzima Tirosinase que age como catalizador na reacção de produção de Melanina sobre o Aminoácido Tirosina. É essa interacção que produz a Melanina - o principal factor determinante da cor da pele. O Thea sinensis ou mais conhecido como chá verde, ajuda também a refrear a migração da melanina para a superfície da pele - e comprovadamente aumenta a sua luminosidade.
A hipopigmentação, uma quantidade anormalmente baixa de pigmento, é geralmente limitada a pequenas áreas de pele. Habitualmente, a hipopigmentação é decorrente de uma doença inflamatória prévia da pele ou, em raros casos, pode representar uma condição hereditária.
Quantidade aumentadas de melanina (hiperpigmentação) podem ser uma resposta a alterações hormonais, como as que podem ocorrer na doença de Addison
, na gravidez ou com uso de contracetivos orais.
A pele também pode escurecer em doenças (p.ex.,hemocromatose ou hemossiderose)ou em resposta a muitos medicamentos que são aplicados sobre a pele ou dministrados via oral ou invejável.
Algumas vezes, a pele perde seu pigmento após a cura de determinadas doenças cutânias como bolhas, úlceras, queimaduras e infecções. Geralmente, a pele não apresenta uma cor branco marfim como no vitiligo e, no decorrer do tempo, a pigmentação pode retornar. Os cosméticos conseguem ocultar este tipo de mancha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário